Acesso ao portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Acesso ao portal do Governo Federal
Pular para o conteúdo. Ir para a navegação

Intranet da Embrapa

 
Busca de Pessoas
Encontre em instantes Ramais e e-mails dos empregados
Listas Telefônicas: Sede | UDs | Demais listas
Dia-a-dia
 
Seções
Página Inicial Todos.com Pesquisador é co-orientador de projetos de doutorado premiados

Pesquisador é co-orientador de projetos de doutorado premiados


(21/08/2007)
Pesquisador é co-orientador de projetos de doutorado premiados
O professor Santoro (centro) com os estudantes

Dois projetos de doutorado co-orientados pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Goran Neshich foram classificados em primeiro e terceiro lugar no I Workshop do curso de Doutorado em Bioinformática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), realizado no primeiro semestre.

Entre as 16 propostas apresentadas, o projeto “Protein Cutoff Scanning (PCS): como a varredura exaustiva de distâncias interatômicas pode nos ajudar a compreender o empacotamento e o enovelamento de proteínas”, elaborado por Carlos Henrique da Silveira, foi classificado em primeiro lugar. Já a proposta “A busca de assinaturas estruturais de famílias de proteínas através de padrões de contatos intramoleculares”, da estudante Raquel Cardoso, ficou em terceiro lugar.

Os projetos, orientados pelo professor Marcelo Santoro, foram elaborados com base em trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Informática Agropecuária em relação a estruturas de proteínas, inclusive o banco de dados Sting. Em 2005, os estudantes aprenderam, na instituição, como usar o Sting, cujas informações não são encontradas em nenhum outro país, segundo o pesquisador Goran Neshich. Na época, o Sting foi instalado na UFMG, onde os alunos puderam dar continuidade às análises. Posteriormente, foi firmado convênio entre a unidade da Embrapa e a universidade, em que Neshich tornou-se co-orientador de três estudantes – dois de doutorado e um de mestrado.

De acordo com o pesquisador, a classificação dos alunos é muito importante para a Embrapa Informática Agropecuária, já que o trabalho desenvolvido pela instituição está sendo usado por estudantes, que podem produzir mais conhecimentos na área de bioinformática. Além disso, segundo o pesquisador, estes alunos representam um importante potencial em recursos humanos, já que a área de bioinformática carece de profissionais capacitados, no Brasil. “Acredito que logo estas pessoas serão bioinformatas e que poderemos trabalhar juntos”, afirma.

Texto: Nadir Rodrigues Pereira
Contatos: (19) 3789-5747 - nadir@cnptia.embrapa.br

Legenda: O professor Santoro (centro) com os estudantes diante da tela do Sting.

 
   
   Espaço Reservado para as Unidades Descentralizadas.   
   Em breve você poderá acessar aqui as informações mais importantes de sua Unidade, atualizadas diariamente.